quinta-feira, 1 de março de 2012

Circuito Liberty convida a descobrir a beleza escondida de Milão

                                               Detalhe de páteo interno da casa Guazzoni

A face mais discreta e bela de Milão vai ficar ao alcance de quem quiser descobri-la em abril. Por uma semana, entre os dias 17 e 22,  dez prédios históricos, a maioria propriedades particulares fechadas a visitação, serão abertos ao público no circuito que reúne arte e arquitetura Porta Venezia In Design. Conhecido como o "Quartiere del Liberty" o distrito de Porta Venezia concentra os principais exemplares arquitetônicos deste estilo que floresceu no início de século passado e foi marcado pela influência do Art Nouveau com riqueza de detalhes em fachadas, páteos internos e jardins que ficam escondidos aos olhos do público.


                                                Detalhe da fachada da Casa Galimberti

A casa Galimberti  (Via Marcelo Malpighi, 3) construído entre 1902 e 1905 com projeto do arquiteto Giovani Battista Bossi,  é apontada como principal exemplo do estilo com sacadas e ornamentos em ferro e paredes revestidas por cerâmicas ricamente pintadas.


                     Vista geral da Casa Galimberti, projeto do arquiteto Giovani Battista Bassi

O Ex Albergo Giorno (piazza Oberdan, esquina com Corso Buenos Aires) é outra construção de época com uma aura de mistério que pode ser visitada. Recentemente restaurado, o hotel  construído em 1925, fica sob uma praça e era destinado a viajantes de passagem pela  cidade.  O circuito inclui ainda as casas Campanini, Balzarini e Berri Menegalli, um antigo cinema, uma capela, um hotel e uma galeria de arte. Outras 20 lojas de design e show rooms  localizadas no bairro, terão uma programação especial para os visitantes. No endereço www.portaveneziaindesign.com  é possível fazer download de mapas com as localizações dos prédios e da programação completa.

                                              Detalhe do pórtico da Casa Berri Menegalli