sexta-feira, 9 de março de 2012

Rua a rua, fique por dentro da Zona Tortona


Entre os muitos acontecimentos que fazem o Fuorisalone ser tão famoso quanto o Salão do Móvel que lhe deu origem, a Zona Tortona é o que reúne a maior concentração de eventos. Cerca de 150 expositores (designers e empresas) se espalham em quase 60 locações do quadrilátero que envolve 12 quarteirões. As vias Tortona, Savona e Forcela concentram a maioria das grandes áreas expositivas principalmente sediadas em antigas fábricas, que depois de amargarem um período de abandono foram recuperadas e hoje tem a sua bela arquitetura integrada a paisagem urbana do bairro. Nada mais adequado para sediar o epicentro dos novos rumos do design mundial, das mostras mais criativas e produtos inusitados. A seguir, faço um rápido resumo de eventos que voce já deve ir se programando para visitar na semana de 17 a 22 de abril:


Via Tortona
A rua é a espinha dorsal da região que leva o seu nome. Durante a Semana de Design, além dos showrooms e mostras, as calçadas, fachadas e jardins são ocupados por instalações e manifestações artísticas. Por isso, fique de olhos bem abertos, por trás de qualquer coisa pode ter o dedo de um gênio criativo. No numero 32, o arquiteto e designer Oki Sato (Nendo), transformará vidro e metal em objetos poéticos, e Piero Lissoni assina o projeto para a Nespresso que mostrará uma reinterpretação arquitetônica do espaço da antiga fábrica Torneria Tortona. Ao longo de toda a rua há cafés, restaurantes com pratos típicos da região lombarda, e espaços para relaxar e descansar  com conexão wi-fi gratuita.


Superstudio Più - via Tortona 27
A mostra Temporary Museum for New Design comprova a máxima da Zona Tortona: "menos feira e mais museu". O projeto de Gisella Borioli, com direção artística de Giulio Cappellini, mostrará a parceria entre 30 designers e marcas como Oki Sato/Nendo, Giulio Cappellini/ Alcantara, irmãos Campana/Cosentino, Italo Rota/Samsung.

Superstudio 13 - Via Forcella, 13
Aqui fica uma extensão da mostra Temporary Museum for New Design, com uma instalação da Leucos -- tradicional marca de iluminação que este ano comemora 50 anos -- com estalactites de vidro vermelho entre obras de designers famosos como G. Toso, Javier Mariscal e Danilo de Rossi.


Via Tortona, 17
O show room da Mooi nunca decepciona e este ano mostra a exposição The Unexpected Welcome, com a nova coleção de peças de Marcel Wanders, alem das novas criações do Studio Job.

Magna Pars - Via Tortona, 15
No predio histório de exposições da Magna Pars, designer e arquitetos criam ambientes de Home spa com o tema "Abitare il Design - Emotional Living". Entre os expositores confirmados Fabio Rotella, Marco Piva e Luca Scachetti.

Poltrona Frau Design Village - Via Solari, 35
O grupo Poltrona Frau ocupa este ano parte das instalações da Fondazione Arnaldo Pomodori com as novas coleções da Poltrona Frau, Cassina, Cappellini e Nemo-Cassina Lighting