domingo, 29 de abril de 2012

Qual o futuro da nossa cozinha?






Difícil falar em um única tendência para as cozinhas. A Eurocucina este ano mostrou muitas direções. Há as cozinhas praticas, herméticas e minimalistas e há aquelas que parecem sugerir que a gente passe o dia na cozinha de tanto trabalho que deve dar pra mante-las em ordem. Acima, cozinha da Marchi e abaixo, dois angulos da cozinha Diesel no estande da Scavolini.










No meio do caminho, aparecem cozinhas com um tempero "industrial" (isto, sim, parece novo), com muita superfície em aço -- de todo tipo: escurecido, martelado, desgastado -- aramados aparentes, luminárias que parecem saídas de antigas fábricas, rebites e parafusos à mostra. Não se engane, embora a ideia seja de dar a impressão de coisa mal acabada e usada, todos os detalhes são perfeitos. Olhando bem, tive até a impressao de que para fazer estas cozinhas com aspecto de mal acabadas deve dar o dobro do trabalho. Abaixo, cozinhas da Marchi e da Stosa





Algumas ideias são bem interessantes, como o tampo da bancada e mesa da cozinha da Diesel, desenvolvida pela Scavolini, e uma semelhante mostrada pela Marchi, em que a madeira foi revestida com uma placa de aço e o acabamento nas laterais tem rebites e parafusos aparentes. Como a chapa de aço não fica "colada" à madeira criam-se pequenos amassados e imperfeiçoes que potencializam a ideia de coisa rústica.






















O resultado final é muito bonito e dá aquela sensação de conforto que só as coisas bastante usadas nos dão, como um tenis velho ou o jeans surrado. Abaixo, cozinhas da marca suiça Kvanum, repare no fogão em ferro com acabamento esmaltado da Aga, fabricado na Inglaterra.






Falando em coisa revisitada, deu pra notar que boa parte das marcas  embarcou de vez no retrô. Acabamento laqueado, suerfícies em madeira de demolição, portas e frentes de gavetas com moldura e "respiros" em tela de metal, cubas grandes e profundas em pedra ou Corian, mesas com base em ferro batido, são alguns dos itens que nos remetem a uma viagem no tempo até a casa das nossas avós. Com tanto material "difícil" não consigo nem imaginar a possibilidade de preparar um bife nestas cozinhas, mas não dá pra negar que o climão nostálgico e romântico desperta uma vontade de amassar um pão para o lanche da tarde. Abaixo, a primeira cozinha com acabamento laqueado é da Stosa, as outras duas são s da italiana Marchi.









No quesito cozinhas herméticas e minimalistas, as da Boffi (foto) ganham disparado. Tão limpas que acho até difícil encontrar panela que combine.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estampas de Adriana Barra agora estão em móveis da Moroso


Durante a Semana de Design de Milão, a Moroso anunciou um parceria novíssima com a estilista e designer brasileira Adriana Barra. As estampas coloridas e cheias de vida que são a marca da primeira coleção de tecidos para casa de Adriana, batizada de Tee See Do, vão agora revestir móveis da famosa marca italiana. No showroom da Via Pontacio, a poltrona Klara, design de Patricia Urquiola, e o sofá Saraievo já estampavam na semana passada os tons vibrantes da brasileira com predomínio das flores gigantes e tons de vermelho. Quem passou por lá e viu, com certeza ficou cheio de orgulho de ser brasileiro, como eu.





Diesel mostra coleção inspirada no design industrial







No espaçoso showroom temporário da Diesel montado no Super Studio Pio na Zona Tortona, predominou o clima boêmio, escassamente iluminado e repleto de referências ao design industrial e rústico. Lá estavam as linhas especiais de luminarias da Foscarini, os moveis e estofados da Moroso e a maravilhosa cozinha criada em parceria com a Scavolini.






Acabamento desgastado, linho rústico e tingido em tons manchados de cinza e azul profundo, e muito aço escurecido foram os pontos em comum em toda a coleção que passa a ideia de despojamento e descontração mas com uma grande dose de sofisticação e design exclusivo.






























quarta-feira, 25 de abril de 2012

Merci reproduz loja parisiense na Zona Tortona


 Com projeto e linha de produtos especialmente desenvolvidas para a marca, a loja Merci  montou na semana passada na Zona Tortona sua loja temporária em Milão. Desde que abriu há dois anos no Boulevard Beaumarche em Paris, a Merci inovou o conceito de comprar, oferecendo peças vintage, móveis e objetos com aspecto usado (muitos realmente são) aliadas a design contemporâneo e despojado. Em Milão, a loja mostrou poltronas, malas, caixas, sacolas e uma série de acessórios estampados por Paola Navone em variações de preto e branco e formas geométricas. Dividida em várias salas, um dos ambientes  reproduziu o restaurante e café da loja parisiense onde todos os objetos utilizados estavam a venda, além de uma estante recheada de livros usados que podiam ser manuseados e adquiridos pelos clientes .







Ilustrações de Fornasetti produzem móveis originais






Entre tantas coisas inovadoras na Semana de Design de Milão, o vintage ainda rouba a cena. A loja da Fornasetti na Corso Mateoti abriu na segunda feira com novidades que mostram que o acervo de quase 13 mil ilustraçoes deixadas pelo designer e pintor Piero Fornasetti, ainda podem ser reintepretadas em dezenas de moveis e objetos. O bufet da foto ganhou acabamento laqueado sob pintura de duas famosas ilustraçoes de Fornasetti, a face de Lina Cavalieri e o bosque de folhas. Originalmente o bosque tinha um leopardo como figura central. A peça será produzida sob encomenda.





Entre tantas outras novidades há tambem o bufet com a famosa face coberta por listras coloridas, e varias outras ilustraçoes que podem ser feitas sob encomenda. A última foto é um detalhe da fachada da loja.















sábado, 21 de abril de 2012

Salone ensaia retorno às cores





Depois de vários anos em que a industria moveleira, assustada pela crise mundial, apostou somente em cores básicas e sóbrias --foi o império do bege-- no Salone deste ano deu pra notar um discreto retorno a um mundo mais colorido e otimista na decoraçäo. Ainda que a maioria das marcas tenha mostrado reedições de produtos, quem mostrou coisa nova trouxe mistura de materiais e cores vivas. É o caso da Moroso, Vitra, Casamania, Adrenalina





Na Vitra, o sofá mistura cores, padrões e texturas.



Na Adrenalina, o sofá lembra balas com formas ovais e coloridas







Gaetano Pesce assina o sofápara a Meritaliacom cores vibrantes e encosto ajustavel.



Ainda na Meritalia, cores contrastantes no sofá com encosto alto

Location:Milão

terça-feira, 17 de abril de 2012

Milao está no clima do design




Apesar da chuva e do frio inesperado, Milão amanheceu no clima de Salone. Vitrines, ruas enfeitadas e out doors não nos deixam esquecer que esta é a capital da moda e do design.
Na foto, vitrine da Diesel exibe os lançamentos de sua linha home feitos em parceria com a Moroso.


Vitrine da Marella

Vitrine da Salvatore Ferragamo com produtos Molteni



A noite, homens ainda trabalhavam na vitrine da Versace que lança
 no dia 18 a sua coleçao para casa


Vitrine da Kartell na loja multimarcas Rinascente