sexta-feira, 5 de abril de 2013

Euroluce reacende a luz da imaginação

Luminária da linha Stelle Filanti, design do Atelier Oi, para Venini: vidro e couro

Ano de Euroluce no Salão do Móvel de Milão é sempre um momento de forçar as fronteiras um pouquinho mais além do imaginável no mundo do design. Pelas mãos de designers e arquitetos, a luz assume formas quase materiais e hipnotizantes e nos leva a pensar em coisas pouco concretas mas muito presentes como poesia e  beleza.

 Luminária em Corian desenhada por Karim Rashid para a Artemide

Este ano não é diferente e, a julgar pelos pré-lançamentos  adiantados para imprensa, voltamos àquele lugar de sonho e subjetividade que a luz projeta no nosso inconsciente. Um bom exemplo vem da Artemide com a luminária Spoon projetada por Karin Rashid. Um sinuoso tubo de Corian que se abre como uma folha, ou como uma colher, como descreveu o designer.

 Matali Crasset com sua criação da linha Stick para a Fabbian

Aliás, assim como na luminária de Rashid, se proliferam este ano lançamentos em materiais opacos como madeira, Corian  e couro. O efeito com estes materiais mais resistentes, são fachos de luz direcional e recortada, como a luminária Stick de Matali Crasset para a Fabbian construída com "palitos" de madeira ou a Stelle Filanti, do Atelier Oi para a Venini, em vidro soprado e estrutura em couro finíssimo.

Do estúdio Anderssen&Voll, luminárias Yoko, criadas para a italiana Foscarini

 Alessandro Mendini com a luminária Amuleto criada para seu neto: representa a Terra, Lua e Sol

 Detalhes da luminária Amuleto, de Mendini

O pendente bem humorado "Inside the Whale", de Marcantonio Raimondi Malerba para a Marama